Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

RESENHA SÉRIE: HELL ON WHEELS


Salve, galera! Hoje, vou tratar de dois assuntos: série e RPG (NÃO! Não é Reeducação Postural Global ¬¬' e, sim, Role Playing Game).

A Editora RedBox lançou, há algum tempo, o jogo Dust Devils RPG, que aborda o cenário do Velho Oeste Americano. O grande lance desse jogo é a inovação de não usar dados, para se usar baralho! Isso mesmo!!! As ações são feitas através de uma partida de Poker entre você e outros jogadores ou, você e Narrador (ou Crupiê). Mas, não vou me detalhar muito sobre isso. Vou deixar ao encargo do link para o site dos meus grandes amigos Dmitri Gadelha e Sérgio Magalhães - a galera do Vila do RPG. Cliquem no banner para terem uma resenha completa sobre o jogo e, aproveitem para "passear" pelo site desse nosso parceiro.




Bem, e por que estou comentando isso? Porque eu adquiri esse cenário e, estou a narrá-lo, aos sábados, no Vila do RPG (mais uma vez: clica no banner acima e vejam nossa programação e como chegar lá ^_^ ). E, para incrementar e complementar a minha narrativa, eu precisava de referências e, foi aí, que uma amigo me deu a dica dessa série: Hell On Wheels.

Confesso que, no início, eu demorei para assisti essa série, pois, ainda nem imaginava em adquirir o Dust Devils RPG. Mas, deveria ter feito na época em que meu amigo me deu a dica! Caramba... A série é excelente em vários contextos: cenário, ambientação, personagens, figurino e, o principal (na minha opinião): fotografia.

E, do que se trata a série? Lá vem um resumo, sem spoillers (Hehehe... Relaxem! ^_^)
(Fonte: Wikipédia)


Hell On Wheels é uma série de televisão americana criada e produzida por Joe Gayton e Tony Gayton. A série é transmitida nos Estados Unidos e Canadá no canal a cabo AMC, e estreou em 6 de novembro de 2011. Ela foi desenvolvida pela Endemol EUA, sob o comando do vice-presidente sênior de programação Jeremy Gold, e é produzida pela Entertainment One e Nomadic Pictures.

Situado em 1865, o centro da série é sobre o acordo que acompanhou a construção da primeira ferrovia transcontinental, referido como "Hell on Wheels" (Inferno sobre Rodas) pelos homens da empresa, trabalhadores de apoio, prostitutas, mercenários e outros que fazem o acampamento móvel, suas casas. Anson Mount é Cullen Bohannon, um ex-soldado confederado que trabalha como capataz na estrada de ferro, enquanto ele tenta rastrear os soldados da União que mataram sua esposa e seu jovem filho.

Elenco:

* Anson Mount como Cullen Bohannon: um ex-soldado Confederado que está determinado a vingar a morte de sua esposa, Maria.
* Colm Meaney como Thomas "Doc" Durant: um empresário e investidor na ferrovia transcontinental, onde ele espera fazer fortuna.
* Common como Elam Ferguson: um escravo recém libertado, que está tentando encontrar seu lugar no mundo.
* Dominique McElligott como Lily Bell: uma viúva recente. Seu marido era um inspetor trabalhando no projeto ferroviário transcontinental.
* Tom Noonan como o Reverendo Cole: um ministro que, anteriormente, participou do evento Bleeding Kansas antes da Guerra Civil. Ee sofre pela guerra e quer ajudar os brancos e índios evitar outras guerras.
* Eddie Spears como Joseph Black Moon: um Cheyenne que deve escolher entre o novo mundo e as tradições de seus antepassados.
* Ben Esler como Sean McGinnes: um jovem irlandês procurando fazer fortuna no Ocidente.
* Phil Burke como Mickey McGinnes: irmão de Sean que, como o irmão, está procurando ganhar dinheiro.
* Christopher Heyerdahl como Thor Gundersen: chefe de segurança de Durant. Ele é conhecido como "o sueco", mesmo sendo norueguês.
* Robin McLeavy como Eva: uma mulher com uma tatuagem dado a ela, enquanto estava cativa dos índios. Inicialmente, instala-se no bordel de “Hell on Wheels”.

Outros personagens:

* Wes Studi como chefe índio “Many Horses
* Kasha Kropinski como Ruth: filha reverendo Cole
* Abril Telek como Nell
* James D. Hopkins como o Senador Jordan Crane
* Duncan Ollerenshaw como Gregory Toole
* Dohn Norwood como Psalms
* Virginia Madsen como a Sra. Hannah Durant

Fiquem, agora, com o trailer, para vocês sentirem a potência que é essa série:


Minha opinião? Ok!!! SOU LOUCAAA por esse cenário! (NÃO! Não estou enaltecendo os EUA ¬¬) Mas, essa temática tem suas características que enaltecem a nossa imaginação. Sei que foi uma época sofrida e, que, só olhamos com olhar romântico (a escola literária) para o contexto. Mas, é partindo desse contexto ficcional, que o Velho Oeste se engradece na nossa imaginação. Quem nunca brincou de ser caubói? Ou já teve um Forte Apache de brinquedo? São várias possibilidades e vertentes para se ver essa parte da história americana e, para cenário de RPG, essa série se encaixa perfeitamente. 

Então, para aqueles que adquiriram ou irão adquirir Dust Devils ou, para aqueles que quiserem jogar (com qualquer sistema) o cenário do Velho Oeste, Hell On Wheels é uma excelente fonte de referência. E, para aqueles que, simplesmente, só são amantes de séries televisivas, eis uma ótima dica, também.

Bem, espero que curtam e, como eu sempre digo na minha mesa de Dust Devils: "preparem suas balas e suas Poker Faces, rapazes!!!"

^_^

0 comentários:

Postar um comentário